OBSIDIANA:

Poderosa e de ação rápida, a obsidiana é extremamente protetora, servindo como escudo contra a negatividade. Absorve as energias negativas, jogando luz sobre as sombras de modo que possam ser sentidas e liberadas. Expõe nossas fraquezas, falhas e bloqueios, apontando, também, como podemos superar os comportamentos destrutivos que minam nossa força.

Deve ser manuseada com parcimônia, pois seu efeito de lucidez sobre emoções negativas e verdades desagradáveis pode ser poderoso demais para certas pessoas.

Revitaliza o propósito da alma, expandindo a consciência após a eliminação da confusão mental. Promove o altruísmo. Tem o poder de reforçar o dom da profecia.

A Obsidiana é uma rocha vulcânica que se resfriou muito rapidamente e não teve tempo de cristalizar-se.

É um excelente cristal para quem busca o autoconhecimento, pois funciona como um espelho que amplia emoções e padrões ocultos no subconsciente, trazendo à tona para que sejam conhecidos e trabalhados.

Possui uma energia forte que libera bloqueios de raiva e sentimentos de culpa, absorvendo energias negativas e refletindo aquilo que temos em nosso interior, consequentemente, trazendo mais luz e consciência para si mesmo.

A Obsidiana purifica e desobstrui o 1º chakra (básico) e trabalha na purificação do que está oculto. É comum que tal liberação ocorra através de sonhos ou sentimentos que aparentemente não fazem sentido.

INDICAÇÃO:

Para tempos de necessidade de autocontrole e proteção espiritual, pois fortalece e ancora. Quando se busca expansão, proporciona apoio firme.

Indicada para curar traumas e descobrir causas de indisposições, estresse mental e cortar as crenças limitantes que serão expostas. Ajuda a assimilar o que é difícil de aceitar, facilitando, inclusive, a digestão humana.

Indicamos usá-la com um Quartzo Incolor para ajudar a equilibrar o que vem à tona e evitar usá-la diariamente sem nenhum outro cristal.

Siga a sua intuição, sempre. Vale lembrar que a Obsidiana é lava de vulcão, então o efeito dela é parecido, podendo ser às vezes fortemente purificador.

Variedades: Obsidiana Negra, Mogno, Flocos de Neve e Lágrima de Apache.

 

TURMALINA NEGRA:

Os gregos e egípcios antigos utilizavam a Turmalina Negra como pedra de autoconfiança, perseverança e resistência. Ligada ao chakra básico, ancora a energia espiritual e aumenta a vitalidade física, dispersando a tensão e o estresse.

Estimula uma atitude positiva e descontraída em qualquer circunstância, e neutralidade objetiva, além de processos de pensamentos racionais e lúcidos. Incentiva o altruísmo e a criatividade prática.

Mais importante do que saber para quê serve cada cristal (suas funções terapêuticas) é saber qual tipo de energia ele emite. Então, o principal sobre a Turmalina é saber que ela possui um forte efeito “desbloqueador”.

As Turmalinas desbloqueiam o 1º chakra pelas suas estrias. Trabalham a regeneração em nível celular, além de funcionarem como um escudo protetor que repele energias negativas e ancora forças espirituais no corpo.

INDICAÇÃO:

Sua principal função é fazer a limpeza em todos os níveis. Ela protege da radiação dos telefones celulares, da neblina eletromagnética, dos ataques psíquicos, encantamentos e mau-olhado, pois repele energias negativas de todos os tipos.

 

QUARTZO FUMÊ:

Também conhecido por Quartzo Enfumaçado, é um dos cristais mais eficientes para aterrar energias, neutralizar vibrações negativas e facilitar a desintoxicação do organismo.

Age irradiando energias positivas que preenchem o ambiente, formando um campo de proteção em volta da pessoa que o tocar.

Promove pensamentos positivos e diminui problemas de comunicação. Para aqueles que lidam com questões de imagem pessoal, como complexos de gordura, magreza ou altura, esse cristal estabelece uma conexão mais gentil e amorosa com o corpo.

O quartzo fumê promove a purificação do subconsciente e de entulhos áuricos. É uma pedra ideal para ambientes, pois limpa e dissolve a negatividade em todos os níveis.

Além disso, funciona como uma antena que capta energias de alta frequência para a terra. Auxilia o sentido de autorresponsabilidade e ajuda a nos livrarmos do supérfluo.

INDICAÇÃO:

O Quartzo Fumê tem a capacidade de dissolver energias negativas. É uma pedra ótima para pessoas depressivas ou meio desconectadas do corpo físico, distraídas, que vivem tropeçando ou perdendo as coisas, esquecendo-se de tudo.

Também dissolve energias negativas de pessoas depressivas e melancólicas, com dificuldade de autoaceitação e baixa autoestima.

Devido à presença da radiação natural de baixa qualidade, é boa para pessoas com doenças relacionadas à radiação ou à quimioterapia. Absorve os raios gama do corpo. Na meditação, limpa a aura, alivia miasmas petroquímicos e de metais pesados.

 

JASPE:

Da família do Quartzo, essa pedra extrai poluentes e toxinas do organismo, unifica todos os aspectos da nossa vida e lembra-nos de nos ajudar mutuamente.

Estimula o pensamento rápido, a capacidade de organização e a visualização de projetos. Alinha os chakras, podendo ser usada sobre cada um deles.

Dá proteção e aterra as energias. Fortalece e desintoxica o corpo, limpando-o das energias pesadas e eliminando a poluição eletromagnética, incluindo a radiação e as toxinas do organismo. Inspira coragem e autoconhecimento.

Todos os Jaspes trabalham a conexão com a terra de uma forma profunda, além da simplicidade, humildade e o do altruísmo. O Jaspe absorve, aquece e nutre os chakras e são conhecidas como “a mãe de todas as pedras”.

Por absorver muito bem a energia, chegam ao ponto de se exaurirem. Transmitem boa vontade, solidariedade e paz e são pedras que se conectam com o passado para limpar e liberar o presente.

Variedades: Leopardita, Jaspe Picture (Paisagem), Jaspe Cobra, Jaspe Zebra, Jaspe Marrom, Vermelho, entre outras.

INDICAÇÃO:

Ideal para fases de estresse e conflito, pois traz tranquilidade e integridade. Ajuda na determinação quando se está começando um empreendimento e estimula a imaginação, fazendo-a convergir em ação.

É particularmente útil na forma de elixir por não estimular o organismo, sendo boa também para doenças prolongadas e períodos de hospitalização. É o cristal ideal de quem busca "pé no chão" e foco para a realização dos seus objetivos.

 

HOWLITA:

Liga-nos a dimensões espirituais e prepara a mente para receber informações e ensinamentos, favorecendo viagens astrais e estimulando o aprendizado. Ensina a ter paciência e possui poderoso efeito calmante.

Livra do ódio e da cólera, absorvendo, até mesmo, a raiva direcionada a nós. Ajuda-nos a estabelecer metas e alcançá-las. Também fortalece nossas características positivas, superando em nós a tendência ao criticismo e egoísmo.

Possibilita uma comunicação serena e baseada no bom senso.

INDICAÇÃO:

Seu efeito é bem calmante, uma pedra maravilhosa para atingir a paz e serenidade interior, ideal para meditações e relaxamentos.

É indicada também para quem viveu dores ou traumas profundos, pois promove a libertação de velhas crenças e condicionamentos de um passado que não serve mais. Trabalha a ansiedade e a calma ao se comunicar. Ajuda a amenizar qualquer tipo de compulsão.

 

ÁGATA:

Cristal ligado ao aterramento. Ajuda a centrar e estabilizar a energia física, pois proporciona equilíbrio emocional, físico e espiritual. Tem efeito purificador e poder de harmonizar o Yin- Yang.

Tem capacidade calmante e suavizante, e seu efeito é gradual, porém forte. Promove a aceitação do próprio Eu. Suas múltiplas camadas podem revelar informações ocultas, levando-nos a prestar atenção em causas de indisposições.

Facilita a compreensão de soluções e estimula-nos a expressar nossa própria verdade. Ajuda no reconhecimento dos verdadeiros amigos e nos problemas ligados à justiça. Protege seu portador de depressões e influências negativas. Aumenta a sorte.

Variedades: Musgosa, Dendrítica, Bottswana Turritela.

INDICAÇÃO:

Indicado para a fixação das energias e estabilização da aura. Estimula a autoconfiança, a autoanálise e a capacidade analítica em geral. Muito útil para todos os casos de trauma emocional.

Promove a sensação de segurança e dissipa a tensão interna. Melhora a concentração. Ela dá segurança no caminhar, tem um efeito calmante e relaxante como se “abastecesse o chakra, o alimentasse de energia”.

Ela ameniza a ansiedade e absorve excesso de calor e de atividade mental, removendo o acúmulo energético.

* NOTA: É muito comum encontrar ágatas tingidas no mercado. Elas são lindas e podem ser usadas para energizar as plantas, mas não com fins de cura.

 

PEDRA DA LUA:

É o cristal dos "novos começos", da intuição e da sensibilidade. Possui forte ligação com a lua, mostrando-nos que tudo pertence a um ciclo de mudanças.

Promove a inteligência emocional, sendo essa sua principal característica. Intensifica poderes psíquicos como mediunidade e a clarividência. A Pedra da Lua controla impulsos, promove a empatia e lida muito bem com a hiperatividade infantil.

É uma pedra de energia Yin, que trata de todos os bloqueios ligados à energia materna e feminina. Purifica o subconsciente e trabalha a energia sexual, aumentando a sensibilidade e intuição. Auxilia-nos no processo de integração da nossa dualidade (feminino/masculino).

INDICAÇÃO:

Na época da lua cheia, use-a para ter sonhos lúcidos. Por possuir uma energia receptiva e feminina, ajuda em fases de TPM, na gravidez e na concepção, uma vez que possui efeito poderoso sobre o ciclo reprodutor feminino, parto e amamentação.

Lembre-se de que ela aumenta a sensibilidade em todos os níveis e, por isso, é importante observar seu efeito durante a lua cheia e ciclo menstrual. Equilibra as energias masculinas, favorecendo o contato dos homens com o seu lado feminino. Antídoto para o machismo e feminismo agressivo.

*NOTA: É muito comum encontrar a Opalina Brasileira sendo chamada de Pedra da Lua. Apesar da semelhança em seu aspecto e cores, vale lembrar que a Opalina é um cristal reconstituído e pode possuir traços de composição parecidos com o da pedra original, mas não deve ser usada com fins de cura.

 

CITRINO:

O Citrino possui uma energia suave e ao mesmo tempo muito eficaz. É o cristal da energia sem egoísmo, da doação amorosa e voluntária, da lealdade e do sucesso profissional.

Concede ao seu portador um manto de paz e estabilidade emocional e mental que traz mais segurança e fortalece pessoas sensíveis, proporcionando um raciocínio claro antes de provas ou grandes decisões.

É um cristal que abre novos caminhos e alivia pressões emocionais cotidianas, trazendo alegria para ambientes carregados. Na meditação, aproxima-se da força do Sol, aquecendo e dando vida. Eleva o espírito em direção à compreensão e compaixão.

INDICAÇÃO:

O Citrino ajuda a cuidar dos negócios no plano material. Por ser uma pedra básica do terceiro chakra (Plexo Solar), ela trabalha a autoconfiança e é extremamente indicada para quem busca clarear a mente e obter controle emocional.

*NOTA: Fique atento para identificar um Citrino verdadeiro. Ele não deve ter pedaços brancos ou ser de tom amarelo escuro. Nesse caso, pode ser ametista queimada.

 

PIRITA:

É a pedra da clareza mental, uma vez que reduz a tensão gerada pela mente. Trabalha a ordem, organização, horário e disciplina sem tensão e tirania.

Ajuda a enfrentar obstáculos com sabedoria, melhorando a comunicação e ajudando na percepção além das aparências. Ajuda a balancear os impulsos criativos e intuitivos com os científicos e práticos. É o cristal da sabedoria.

A Pirita é boa para os estudos, trabalha a inteligência e a criatividade. Atua como se fosse uma pedra do futuro, “vanguardista”, boa para lidar com tecnologias. Aumenta a autoconfiança e fortalece o poder pessoal e, por isso, é uma boa pedra para atrair a prosperidade na sua vida.

INDICAÇÃO:

A Pirita é conhecida como “ouro de tolo”. Antigamente, no garimpo, era comum confundir a reluzente Pirita com uma valiosa pepita de ouro. O entusiasmo e alegria eram tantos que geravam uma frequência de riqueza e prosperidade. Pedra muito indicada para quem trabalha com tecnologia pesada, informática, T.I, assim como trabalhos que envolvem criação.

É boa para os estudos, trabalha a inteligência e aguça a memória. Por ser um cristal do terceiro chakra (Plexo Solar), aumenta a autoconfiança e fortalece o poder pessoal, sendo assim, uma boa pedra para atrair a prosperidade na sua vida.

 

QUARTZO VERDE:

O Quartzo Verde possui uma energia curativa sobre qualquer parte do corpo. Ele acalma, suaviza e traz alegria. Cristal de energia calmante e leve, promove uma sensação de equilíbrio, saúde e bem-estar.

Dissolve pensamentos negativos, harmonizando os possíveis desequilíbrios físicos e trazendo alegria, clareza e estimulando a criatividade e inteligência no usuário.

INDICAÇÃO:

Um dos cristais básicos do Chakra Cardíaco, o Quartzo Verde possui a energia de saúde física e mental. Muito indicado para trabalhar crises de ansiedade e pânico. Sobre o terceiro chakra (Plexo Solar) alivia a ansiedade.

O verde acalma, é bom para meditações de relaxamento profundo e para aliviar preocupações excessivas. Também é ideal para pessoas que estejam com debilidades físicas (inflamações, úlceras, dores) em algum local do corpo, pois possui uma energia fortíssima de cura.

 

QUARTZO ROSA:

É o famoso Cristal do Amor. Mas não necessariamente do amor romântico, e sim do amor incondicional, tão necessário para qualquer relacionamento, pois ensina-nos a essência do sentimento verdadeiro.

Possui energia calmante, reconfortante e repele, suavemente, a energia negativa, substituindo-a por uma vibração amorosa. Fortalece a empatia, aumenta a sensibilidade e devolve o ânimo de viver.

Pedra do Chakra Cardíaco, purifica e abre o coração em todos os níveis, promovendo uma profunda cura interior. Facilita a aceitação de mudanças, ajuda na liberação de mágoas e emoções reprimidas, ameniza a dor e estimula o perdão.

As pedras rosa vão levar a energia do amor em qualquer local que estiverem. Elas nutrem energia no corpo físico e no ambiente, proporcionando uma sensação de leveza, de alegria e bem-estar com a vida.

Trabalham o amor próprio, o perdão e a aceitação. Ajudam a aumentar a confiança em si mesmo e a desenvolver a autoimagem positiva. Pode provocar desabafos emocionais, pois desbloqueia o coração, aflorando lembranças e sentimentos reprimidos que impedem o amor incondicional.

INDICAÇÃO:

Medite com o Quartzo Rosa com a intenção de trazer amor e compaixão para a sua vida. Repita o mantra: “Eu me amo, eu me aceito e eu me aprovo incondicionalmente como Eu Sou” e sinta a energia confortante e amorosa que o cristal transmite para o seu chakra do coração.

Indicado para fortalecer o coração físico e espiritual, sendo excelente para casos de traumas ou épocas de crises emocionais. Protege os órgãos femininos e a fertilidade, sendo muito indicado para gestantes e para o quarto do bebê.

Atrai o amor para a sua vida em geral, principalmente, o próprio, além de proporcionar receptividade a ele. Muito bom para elixires e ambientes. Em casa, o cristal se encarrega de propagar uma suave emanação de compaixão e paz interior.

 

ÁGUA - MARINHA:

Do grupo do Berilo, a Água Marinha é um cristal básico do Chakra Laríngeo que tem a capacidade de desbloquear a comunicação, purificando e liberando pensamentos e sentimentos não ditos que acabam ficando acumulados na garganta.

Ajuda a soltar o que está “preso” no coração, trazendo coragem e pureza. Desenvolve qualidades femininas e relaciona-se com a essência divina de cada ser, desenvolvendo inocência, clareza, sensibilidade ao se comunicar.

Trabalha a tolerância, reduzindo o medo e desorientação. Excelente para ambientes trazendo harmonia equilíbrio e expressão fluida.

INDICAÇÃO:

Ela é feminina e ajuda a acalmar, tratando a ansiedade, por exemplo. Quando não se sabe qual pedra usar, use esta.

Pode ser usada sobre o timo para purificar ou para harmonizar o coração de algum desequilíbrio emocional também.

É uma pedra bem relaxante, para quem está estressado, nervoso, angustiado. Para quem trabalha em ambientes tensos e vive “engolindo sapos” esse cristal é ideal.

Também auxilia na cura de questões relacionadas à tireoide e à garganta. Com o tempo de uso e sua purificação, ela pode ir ficando com alguns pontos marrons de desgaste.

 

QUARTZO AZUL:

Cura e alimenta o Chakra Laríngeo possuindo uma energia tranquila que ajuda a manter a calma diante de qualquer situação.

Ao alimentar o chakra, ajuda a falar com propriedade e segurança. Ensina-nos que é muito mais fácil comunicar-se com tranquilidade, segurança e clareza estando no estado de equilíbrio e harmonia interior.

INDICAÇÃO:

O Quartzo Azul equilibra e alimenta o chakra da garganta. É como se ele preenchesse-o de energia, curando e harmonizando a maneira com que nos expressamos ao mundo.

Muito indicado para professores, músicos, palestrantes que acabam gerando desgaste na expressão vocal.

Quando sentir que precisa trabalhar a sua comunicação verbal e não souber um cristal especifico, use o Quartzo Azul e sinta como ele traz equilíbrio e harmonia. Não possui contraindicações.

 

AMAZONITA:

Do grupo do Feldspato, a Amazonita é uma pedra do Chakra Laríngeo que trabalha coragem para quem sente dificuldade em dizer o que pensa, dizer “não” (assim como a Turquesa).

Ela ajuda a falar a verdade com amor, ativando e estimulando a expressão pessoal. É uma energia mais Yang (masculina), que auxilia no relacionamento com o pai. Aumenta a expressão criativa, para quem tem uma vida artística ou se expressa através das artes.

INDICAÇÃO:

A Amazonita age como um purificador de sentimentos e emoções. Deve ser usada por pessoas que falam coisas sem pensar ou que têm bloqueios nessa área da garganta e dificuldade em dizer o que pensa.

Esse cristal ajuda a assimilar as informações e associá-las à nossa intuição natural, estimulando a coragem e a capacidade de dizer aquilo que pensa e sente.

Por possuir uma energia Yang, a Amazonita acentua as qualidades masculinas e para problemas de relacionamento com figuras de autoridade (pai ou chefe de trabalho por exemplo).

 

AMETISTA:

Pedra muito protetora e de vibração altamente espiritual. Bloqueia as energias pesadas e negativas do ambiente. Acalma ou estimula a memória e a mente, de acordo com a necessidade. Inspira tranquilidade e compreensões profundas. Aumenta a motivação, tornando-nos mais conscientes de nossas metas. Favorece a meditação e estados de consciência mais elevados. Ajusta o foco emocional e ajuda a solver sentimentos ruins, como medo, ansiedade, tristeza e dor. Aumenta a intuição, a sabedoria interna, intensifica nossos dons e estimula o altruísmo. Ativa os chakras e, em níveis bem elevados, abre portais para outras realidades.

INDICAÇÃO:

Para quem precisa de foco, tranquilidade e de assimilar novas ideias. Ajuda a abandonar vícios, como o alcoolismo e refreia os abusos. Transmuta a ansiedade e bloqueios de todos os tipos. Colabora na tomada de decisões e estimula a sensatez. Para casos de insônia ou pesadelos, coloque-a embaixo do travesseiro, o que também leva a sonhos intuitivos e viagens astrais.

 

QUARTZO INCOLOR:

O quartzo é um dos mais poderosos agentes de cura e amplificação de energia, devido à sua forma cristalina única. Ele absorve, armazena, desbloqueia, irradia e regula a energia, pode ser programado para as mais diversas funções, pois possui as energias dos sete raios da luz condensados em sua luz branca, sendo considerado o receptor mais eficiente para programação. Aumenta nosso campo biomagnético e armazena informações como um computador natural. Incrementa o poder de transmissão telepática, aumenta a percepção meditativa e acelera a cura.

INDICAÇÃO:

Pode ser usado em qualquer problema de saúde graças à sua grande capacidade de programação e eliminação de sementes cármicas atua na harmonização de todos os chakras e alinhamento dos corpos sutis. Ajuda na concentração, memória e purificação.